Editais


A Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA), nível mestrado, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Centro de Pesquisas Agroflorestais de Rondônia (Cpafro) – Embrapa, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pela PORTARIA Nº 90/2021/CRM/UNIR, e o plano geral de retomada das atividades na modalidade remota, aprovado pelo Colegiado, de acordo com a Resolução 232/CONSEA/UNIR de 06 de agosto de 2020, torna pública a abertura do processo seletivo discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais, para ingresso a partir do primeiro semestre de 2022.

Programa tem como área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável” dividida em duas linhas de pesquisa: “Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico” e “Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.

 O curso oferecerá 20 vagas, 15 em caráter de ampla concorrência, 4 vagas previstas por indução das políticas afirmativas (Portaria Normativa MEC nº 13, de 11/05/2016 e Resolução nº 561/2018/CONSEA/UNIR, de 19 de dezembro de 2018) e 1 vaga para aluno estrangeiro, as quais serão ocupadas pelos candidatos que atenderem aos requisitos para inscrição e forem aprovados no processo de seleção.

Período de recurso contra o edital é de 02 a 03 de dezembro de 2021. Os recursos devem ser enviados para e-mail: pgca@unir.br, conforme descrito no edital.

As inscrições serão realizadas entre os dias 06 de dezembro de 2021 a 30 de março de 2022. O candidato deverá escolher o orientador no momento da inscrição e concorrerá dentro do número de vagas destinada ao orientador, conforme descrito no Quadro 1, do edital.

O processo seletivo é composto por 2 (duas) etapas avaliativas: 1º etapa será realizada pela avaliação da carta de apresentação e intenções / projeto e defesa do projeto de pesquisa. A 2º etapa consiste na Avaliação do desempenho acadêmico, histórico escolar e currículo.

 

A 1º fase será classificatória e eliminatória e corresponderá 40% da nota e 2º etapas 60 %. Será aprovado os candidatos melhores classificados dentro das vagas disponível para o orientador escolhido pelo candidato.

O contato entre a Comissão de Seleção Discente e os candidatos serão realizadas pelo sítio do Programa http://www.pgca.unir.br ou pelo e-mail: pgca@unir.br

Quaisquer recursos ao processo seletivo, em relação às inscrições não homologadas ou em cada etapa, bem como ao resultado final, deverão ser encaminhados à Comissão de Seleção Discente através do e-mail: pgca@unir.br, preenchendo-se o formulário específico e anexando-o digitalizado ao e-mail.

O prazo máximo para interposição de recurso é de até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado de cada etapa. A Comissão de Seleção Discente terá até 2 (dois) dias úteis para se manifestar sobre o recurso interposto.

ANEXO II - Modelo de Projeto

ANEXO III - Autodeclaração

ANEXO IV - FORMULÁRIO INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

ANEXO I_Carta de Intenções

ANEXO V _ Etapa 1 - Critérios de Avaliação da Carta de Intensão e Projeto de pesquisa

ANEXO VI - Etapa 2 - Avaliação do Desempenho Acadêmico

SEI_UNIR - 0809122 - Edital